Faça com seus alunos este mosaico feito com casca de ovo. É uma forma nova e divertida de aprender as formas da nossa bandeira.

 

História do Mosaico:

O mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino .Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, sendo em paredes, teto e pisos de muitas igrejas.
Portinari é um artista brasileiro que utilizava muito mosaico em suas obras.
Fica muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, sendo assim cada objeto feito por mosaico se torna único .

Como Fazer:

Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil, se preferir imprima o desenho já nas medidas corretas e entregue aos seus alunos.
1- Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar e de erros ) e as lave antes de usar.
2- Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.
3- Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco
4- Após a casca estar pintada e seca, quebrar em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).
5- Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre os pedaços.

Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Leia também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para explicar aos seus alunos um estilo de arte que eles estão reproduzindo.