Editora Informal

Historia com Contas

Desenvolvimento intelectual

objetivo: desenvolve a atenção e diverte
preparação: de acordo com o número de jogadores dividem-se as equipes: até 24 jogadores em 2 equipes, cerca de 30 ou mais em 3 equipes e se chegar aos 40 elementos divide-se em equipes.
Numeram-se os elementos de cada equipe de 0 a 9, é importante que todos os números sejam presentes, assim, se tivermos mais que 10 meninos em uma mesma equipe colocam-se dois números 1, dois números 2, etc. Se o número de meninos não chegar a 10, dá-se dois números para tantos quantos jogadores forem necessários ( o primeiro jogador fica com os números 1 e 2, o segundo com os 3 e 4 e assim por diante até completar o conjunto dos 10 números).
Entrega-se a cada criança um cartão de bom tamanho ( formato meio ofício é o ideal) com o número que ela corresponde escrito em letra bem grande.
Os jogadores sentam-se em círculo com o narrador (animador do jogo) fazendo parte dele. 
desenrolar: o animador começa a contar a história dando ênfase e boa dramatização. A história é cheia de números que forçarão as crianças a fazerem contas. Em cada momento desses o narrador pára e dá um tempinho para que as crianças façam as contas, depois disso bate palmas bem forte e os jogadores que possuem os números correspondentes ao resultado da conta deverão se levantar. Receberá um ponto a equipe que estiver com a conta certa. Vence a equipe que fizer mais pontos. Caso o animador perceber que a competição está se direcionando para o empate, ele deverá dar menos tempo para a resolução de cada problema, de forma a aumentar o desafio e encontrar a melhor equipe.

<< Voltar

<< Home