Editora Informal

32 ideias

Este livro apresenta atividades que podem ser aplicadas em sala de aula como reforço de aprendizagem.

Seu objetivo principal, porém, é oferecer oportunidades para que as crianças façam isso de forma agradável, da ” sua” maneira: investigando, trocando idéias, respondendo a desafios, construindo.

As idéias aqui apresentadas, que somam um total de trinta e duas, têm todas um ponto comum: deslocam o eixo central para o aluno. Ele passa a ser o centro da ação. Isto não quer dizer que diminui a importância do educador. Pelo contrário: ao mudar a forma de interação, de transmissor de conhecimentos, o professor passa para o papel de provocador de situações e de agente motivador, para que os alunos aprendam conceitos por si só, cada um no seu ritmo.

Outro aspecto explorado nestas atividades é a procura de uma formação mais ampla, que não só contemple o currículo tradicional, mas que também o extrapole na busca de uma relação social maior entre os alunos, trazendo, para a discussão, assuntos ligados à dignidade, à igualdade e à participação ativa na sociedade.

Buscando orientação nos conceitos atuais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando especial ênfase aos Temas Transversais, esta obra pretende ser uma ferramenta principalmente para aqueles que acreditam que uma formação voltada para a cidadania é o princípio de novos tempos, certamente mais justos e promissores.

<< Voltar

<< Home