Editora Informal

Canções

Conceitos

As crianças são alegres e alegre deverá ser também aquele que os educa!

E existe maior expressão da alegria do que o canto?

Somente esta razão seria suficiente para que incluíssemos as canções em todas as aulas, mas as canções oferecem ainda outros atrativos:

Sociabilização: As canções são contagiantes; todos sentem-se “parte do time”.Cantando todos se confraternizam e, muitas vezes esmorecem as desavenças e brota o perdão.

Desinibição: As mesmas características aglutinantes e de efeito contagiante que as canções têm justificam o fato deserem responsáveis pela desinibição.

Desenvolvem o apreço pelas atividades artísticas. Muitas pessoas não cantam, alegando ter uma voz pouco atraente. Mas não cantamos para fazer “shows” (para isso temos os artistas!). Cantamos para nos alegrar. Soltar a voz é muito importante e os alunos devem ser treinados para isso. Desta forma pegarão o gosto pela arte e ficarão mais atentos aos ritmos e às letras, desenvolvendo, conseqüentemente, um senso artístico.

 

Técnicas de aplicação

Pensando em crianças como seres transbordantes de energia, vitalidade e animação, boas canções farão memoráveis momentos e, quando se sentir que chegou o momento de buscar a calma, a pedida serão canções mais lentas e tranqüilas.

“Uma das qualidades essenciais de quem dirige canto é saber contagiar a maioria, fazendo com que todos cantem, mesmo aqueles que por diversos motivos jamais cantaram ou gostem de fazê-lo. O canto é uma das grandes válvulas e serve para livrar-se das pressões afetivas e também do cansaço.”

Existem diversos tipos de canções e diversas maneiras de cantá-las, mas o mais importante é saber adequá-las a cada momento.

Os professores deverão ensinar canções simples aos seus alunos e estas com certeza serão os seus “perenes refrões”.

Algumas delas poderão ser usadas como complemento do aprendizado e suas letras deverão ser simples, do domínio do vocabulário dos meninos, e deverão ser apresentadas a eles por intermédio de um cartaz ou em folhas escritas individuais. Gravadores também podem ser utilizados.

Canções cômicas e repetitivas devem ser usadas para animar. Em caminhadas, as canções são especialmente bem-vindas, pois servem como distração.

A melhor posição para ensinar uma cação é todos sentados em círculo. Os alunos deverão ser motivados a cantar, sem uma cobrança demasiada dos mais tímidos. A repetição contagiará a todos e se transformará em momentos especiais da aula.

<< Voltar

<< Home